Anchieta


O apóstolo do Brasil nasceu aos 19 de março de 1534 em Tenifre, Ilhas Canárias, arquipélago pertencente a Espanha. Era filho de Juán López de Anchieta, um grande devoto da Virgem Maria. Juán era aparentado dos Loyola, daí o parentesco de Anchieta com o fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola. Sua mãe chamava-se Mência Dias de Clavijo e Larena, natural das Ilhas Canárias, no batismo, recebeu o nome de José, porque veio à luz na festa de São José, dos doze irmãos, além dele abraçaram o sacerdócio Pedro Núñez e Melchior.
Ilha de Tenerife (Fonte: Google)

Cidede de La Laguna

Cópia da certidão de batismo de Anchieta

Anchieta viveu com a família até os quatorze anos de idade, quando se mudou para Coimbra, em Portugal, onde foi estudar Filosofia no Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra. Fez o curso superior de Humanidades e tornou-se excelente latinista. Entrou para a Companhia de Jesus em 1551 com o irmão.

Casa Verdugo, local onde nasceu Anchieta

Tendo o padre Manuel da Nóbrega, Provincial dos Jesuítas no Brasil, solicitado mais braços para a atividade de evangelização do Brasil (mesmo os fracos de engenho e os doentes do corpo), o Provincial da Ordem, Simão Rodrigues, indicou, entre outros, José de Anchieta.
Anchieta, que padecia de "espinhela caída", chegou ao Brasil em 13 de junho de 1553, com 19 anos de idade e era o mais jovem dos jesuítas em toda a esquadra, juntamente com outros padres como o basco João de Azpilcueta Navarro, sua saúde melhorava aos poucos e quando desembarcou em Salvador estava praticamente curado. Só mais tarde conheceria Manuel da Nóbrega, de quem se tornaria particular amigo. Nóbrega lhe deu a incumbência de continuar a construção do Colégio e foi a partir deste que Anchieta abriu os caminhos do sertão, aprendendo a língua tupi e compondo a primeira gramática desta que, na América Portuguesa, seria chamada de "língua geral".


Primeira Missa celebrada marca a Fundação do 
Colégio de São Paulo de Piratininga aos 25 de janeiro de 1554